Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tamoe Gozen: A guerreira samurai.

A expressão “Guerreiro samurai” certamente faz referencia ao gênero masculino, entretanto alguns campeôes das histórias de guerras são moças,pois no prinicipio da era feudal as mulheres japonesas ainda não haviam sido reduzidas á humildade e submissão que seria a característica dos séculos futuros.
Delas se esperava exibissem a mesma lealdade e bravura que os homens.
 Uma mulher conquistaria lugar de honra no ciclo dos guerreiros. Tamoe, da facção dos Minamotos, foi uma das mulheres guerreiras samurais há fazer parte da história das guerras japonesas.

Tamoe tinha longos cabelos negros e pele clara, seu rosto era muito lindo. Além disso, era destemida cavaleira, a quem até mesmo o cavalo mais selvagem ou o terreno mais áspero não conseguiam combate-la.
Ela manejava a espada e arco de madeira tão hábil que estava à altura de mil guerreiros, sendo capaz de enfrentar deuses e demônios.
Muitas vezes sai em campo, armada dos pés a cabeça, vencendo os mais bravos capitães.
Em sua ultima luta, quando todos os demais haviam sido mortos ou fugido, entre os sete que restavam lá vinha Tomoe em seu cavalo, demostrando resistência e acima de tudo coragem.

Tomoe Gozen que participou da Gempei (1180-1185), da qual foi instituído o primeiro bafuku japonês,(o primeiro governo regido por bushi).
 Tomoe lutou contra os Taira ao lado de Minamoto no Yoshinaka, os dois se amavam e lutavam juntos por causas em comum.
 
 Após a derrota da família Taira Minamoto, Yoshinaka tomou Kyoto e almejava torna-se líder do clã Minamoto. 

Seu primo Minamoto no Yoritomo,  líder do clã, sentiu-se traído então mandou seus irmãos e generais Minamoto no Yoshitsune e Minamoto no Noriyori para matá-lo.
 Yoshinaka e Yoritomo travaram a Batalha de Awazu e Tomoe, enfrentou a batalha ao lado de seu mestre e amado, Yoshinak, que foi vencido e morto durante a batalha.
 


Não se sabe qual seria o fim de Tomoe, alguns dizem que ela fugiu a mando de Yoshinaka,quando percebeu a derrota, outros dizem que ela se recusou a sair do campo de batalha permanecendo ao lado de seu amor até a morte.
A quem diga que ela fuigiu e desistiu de ser uma guerreira indo morar em um convento. Mas ainda sim há quem diga que Tomoe foi vista vagando segurando a cabeça de Yoshinaka, que ela carregou a fim de não deixar que fossem levadas pelas as tropas inimigas preservandoa honra de Yoshinaka, e depois ela havia realizado o seppuku (ritualístico sucídio dos samurais).

 

1 comentários: